A importância de gerir as vulnerabilidades de segurança na sua TI

Home/A importância de gerir as vulnerabilidades de segurança na sua TI

A importância de gerir as vulnerabilidades de segurança na sua TI

Atualmente a necessidade inerente das empresas em utilizar ativos de TI para suas atividades do dia-a-dia carrega riscos agregados à manutenção da segurança desses ativos.

Avaliar as vulnerabilidades em sua segurança da informação é essencial para garantir que os objetivos de negócios de sua organização sejam cumpridos, pois a má gestão destas vulnerabilidades pode incorrer em perdas financeiras, danos à imagem da empresa, perda de produtividade e, consequentemente, reduzir a sua competitividade.

Gestão de vulnerabilidades de segurança da informação é um dos pontos essenciais dentro da gestão de riscos corporativos para garantir que a sua organização esteja preparada para garantir a entrega da capacidade e disponibilidade esperadas pelos seus clientes e ainda conseguir manter um plano de continuidade de negócios eficaz.

Para corroborar a importância dos investimentos com gestão de vulnerabilidades, vamos avaliar alguns fatores:

Prejuízos financeiros

“Em 2016 uma pesquisa realizada pelo Instituto Ponemon apontou que o custo médio em grande empresas no Brasil para lidarem com brechas em sua segurança da informação foi de US$1,92 Milhões“ fonte: Security Intelligence

Gerir vulnerabilidades permite tantos aos gestores de negócios, quanto aos gestores de TI o poder de avaliar os riscos financeiros com as ameaças em seu ambiente computacional e com isso definir e executar medidas que mitiguem esses riscos.

Redução da produtividade

“Segundo uma pesquisa realizada pela HP sobre riscos cibernéticos, em 2015 a maior vulnerabilidade explorada em ambientes corporativos foi a mesma de 2014 (CVE-2010-2568). E essa falha já foi reportada e tem correções há mais de 5 anos! “ Fonte: HP Enterprise – Cyber Risk Report 2016 Executive summary

A falta de conhecimento sobre o status atual das vulnerabilidades de segurança da sua TI pode gerar parada de serviços e perda de oportunidades de negócios. Também pode gerar ociosidade para seus colaboradores que dependem dos recursos parados ou perda de tempo de sua equipe de TI com a correção de incidentes.

Perda de negócios

“Outra pesquisa também realizada pelo Instituto Ponemon mostra que a maior ameaça à segurança da informação atualmente reside nas aplicações e na dificuldade de detectar suas vulnerabilidades” Fonte: Application security in the changing risk landscape

A exploração de aplicações de negócios vulneráveis, pode gerar a indisponibilidade dessas aplicação aos seus clientes finais e com isso impedir que negócios sejam concretizados. Também pode gerar uma reputação ruim para a organização e gerar receio no uso de seus serviços on-line.

Investimentos ineficazes

“Uma das recomendações feitas em um estudo da SC Magazine patrocinado pela HPE é deixar de crer que a utilização de firewall vai mitigar todos os riscos de segurança de dados e rede” Fonte: Market Focus: Companies cautiously optimistic about cybersecurity

Investir em tecnologia é algo necessário, mas investir sem ter o retorno esperado é sempre algo que não desejamos. É importante não só para os gestores de TI, mas também para os gestores de negócios a consciência de que um ambiente que depende da informação como algo essencial para se manter no mercado deve ter os investimentos certos para assegurar o alcance das suas metas.

O risco existe

“No relatório anual de 2016 sobre ameaças à segurança na Internet, o Brasil é apontado como 10º no ranking geral de atividades maliciosas” Fonte: ISTR: Internet Security Threat Report 2016

Há vários anos o Brasil destaca-se como um dos países com o maior número de ataques cibernéticos em âmbito global. É importante entender que, na realidade atual, ser vítima de um ataque por meio digital está longe de ser uma vaga ameaça.

A falta de conhecimento e de conscientização é sua inimiga

“O relatório de 2016 da Verizon aponta de 63% das brechas de segurança confirmada valem-se de senhas fracas, no padrão de fábrica ou roubadas” Fonte: Verizon’s 2016 data breach investigation report

Não entender os pontos vulneráveis dentre as diversas tecnologias, sistemas, aplicativos e serviços que fazem parte  do cotidiano de sua TI pode levar com mais facilidade ao risco de um ataque cibernético bem sucedido. É equivocado imaginar que o porte ou a atividade econômica de sua organização são limitadores para os ataques. A maioria dos ataques é perpetrado pensando-se na vulnerabilidade e não na vítima.

A EunaRede entendendo o quão importante é gerir de forma eficiente e eficaz as vulnerabilidades de sua TI, firmou uma parceria com a Saint Corporation (http://www.saintcorporation.com/) para representar com exlusividade no Brasil o “SAINT”, uma das ferramentas mais aclamadas e premiadas na área de segurança da informação.

Com o SAINT Security Suite é possível:

  • Avaliar Vulnerabilidades
  • Avaliar a segurança na configuração de seus ativos de TI
  • Executar Pentests
  • Descobrir pontos vulneráveis à Engenharia Social
  • Usar workflows para resposta a incidentes
  • Obter relatórios analíticos avançados sobre os pontos vulneráveis encontrados

Evite que sua organização fique vulnerável.

Visite nosso site: https://www.eunarede.com/seguranca/saint-security-suite/ e obtenha maiores informações sobre nossas soluções de segurança.

About the Author: