IDS – Sistema de Detecção de Intrusão

Home/Segurança/IDS – Sistema de Detecção de Intrusão

IDS - Sistema de Detecção de Intrusão

Os Sistemas de Detecção de Intrusão (IDS) são produtos de software e/ou hardware que automatizam o processo de monitoramento e geração de alertas sobre anomalias ocorridas em um sistema ou rede de computador, analisando pacotes ou alterações nos sistemas de arquivos, procurando sinais de problemas de segurança. À medida que os ataques de rede aumentaram em número e gravidade nos últimos anos, os sistemas de detecção de intrusão tornaram-se uma adição necessária à infraestrutura de segurança das organizações.

O que é Detecção de Intrusão ?

Detecção de intrusão é o processo de monitoramento e análise de eventos que ocorrem em um sistema ou rede de computador para detectar sinais de ataques (ou tentativas), com intenção de comprometer a confidencialidade, integridade, disponibilidade ou mesmo ignorar os mecanismos de segurança de um computador ou rede.

As intrusões são causadas por invasores que acessam os sistemas pela Internet, usuários autorizados dos sistemas que tentam obter privilégios adicionais para os quais não estão autorizados ou usuários autorizados que usam indevidamente os privilégios concedidos.

Por que devo usar Sistemas de Detecção de Intrusão ?

Um Sistema de Detecção de Intrusão permite que as organizações protejam seus sistemas contra as ameaças que vêm em conjunto com o aumento da conectividade de rede e a dependência de sistemas de informação. Dado o nível e a natureza das ameaças de segurança de rede modernas, a questão para os profissionais de segurança não deve ser se um sistema de detecção de intrusão é necessário, mas sim quais os recursos de detecção de intrusão e capacidades de uso serão necessários para a corporação.

Os Sistemas de Detecção de Intrusão obtiveram a aceitação geral como uma adição necessária à infraestrutura de segurança da informação dentro das empresas.

Mas apesar das diversas contribuições fornecidas pelas tecnologias de detecção de intrusão à segurança dos sistemas computacionais, muitas organizações ainda esperam justificativas sobre as razões para a aquisição de um IDS. No entanto existem vários motivos para o uso de um IDS:

6 Razões para sua corporação usar um Sistema de Detecção de Intrusão

Para evitar problemas comportamentais e reduzir os riscos, gerando alertas sobre aqueles que potencialmente podem atacar ou fazer uso abusivo dos sistemas e assim tomar medidas corretivas sobre o mau uso de privilégios.
Para detectar ataques e outras violações de segurança que não forem impedidas por outras medidas de controle.
Para detectar e lidar com os prelúdios de um ataque (comumente conhecidos como sondagem de rede ou "doorknob rattling").
Para registrar e documentar as ameaças existentes na organização.
Para atuar como um mecanismo de controle de qualidade nos projetos e na administração da segurança da informação, especialmente em médias e grandes empresas.
Para fornecer informações úteis sobre ataques (ou tentativas) que ocorram, permitindo melhor diagnóstico, recuperação e correção de fatores causais.

Vantagens do IDS

Visibilidade

Um Sistema de Detecção de Intrusão (IDS) fornece uma visão clara do que está acontecendo dentro de sua rede. É uma valiosa fonte de informações sobre tráfego de rede suspeito ou malicioso. Há poucas alternativas práticas para um IDS que permitem rastrear o tráfego de rede em profundidade.

Monitoramento constante da rede

Sistemas de Detecção de Intrusão monitoram constantemente uma dada rede de computadores para diferenciar uma invasão de uma atividade anormal. A vantagem deste serviço é o aspecto “round-the-clock“, onde o sistema é protegido mesmo quando o usuário está fora da empresa ou longe de qualquer computador conectado à rede.

Versatilidade do sistema

Os Sistemas de Detecção de Intrusão são altamente personalizáveis para alinharem-se às necessidades específicas do cliente. Isso permite aos usuários personalizar a segurança da rede para monitorar atividades altamente individualizadas; Desde ataques abertos à rede até exames de padrões suspeitos ou específicos de atividade, que podem ser uma tentativa de mascarada de penetrar a segurança do sistema fora da rede, ou talvez o trabalho de alguém dentro da rede de segurança.

Defesa

Um IDS adiciona uma camada de defesa ao seu perfil de segurança, fornecendo um backstop útil para algumas de suas outras medidas de segurança.

Acompanhamento da propagação de vírus

Quando um vírus atinge pela primeira vez a sua rede, o Sistema de Detecção de Intrusão pode dizer-lhe que máquinas comprometeu, bem como como ele está se propagando através da rede para infectar outras máquinas. Isso pode ser uma grande ajuda para retardar ou parar o progresso de um vírus e certificar-se de removê-lo.

Geração de evidência

Um IDS devidamente configurado pode produzir dados que podem formar a base para um processo civil ou criminal contra alguém que faz mal uso dos recursos de sua rede.

Solicite uma avaliação personalizada

(41) 3618-9008