O que é Teste de Invasão?

O que é teste de invasão?

Um teste de invasão, ou teste de penetração, ou simplesmente pentest, é uma medida para avaliar a segurança de uma infraestrutura de TI, tentando de forma segura explorar suas vulnerabilidades. Essas vulnerabilidades podem existir em sistemas operacionais, serviços e aplicações falhas, configurações impróprias, ou comportamento de risco por parte do usuário final. Essas avaliações também são úteis para validar a eficácia dos mecanismos de defesa, bem como, a adesão do usuário final às políticas de segurança.

Um teste de invasão é normalmente realizado utilizando tecnologias manuais e/ou automatizadas para comprometer sistematicamente servidores, terminais, aplicações web, redes sem fio, dispositivos de rede, dispositivos móveis e outros pontos potenciais de exposição e exploração.

Conheça as vulnerabilidades com o teste de invasão

Uma vez que as vulnerabilidades foram exploradas com sucesso em um sistema em particular, os testadores (ou pentesters) podem tentar usar o sistema comprometido para lançar explorações subsequentes em outros recursos internos, especificamente, tentando de forma incremental atingir maiores níveis de habilitação de segurança e acesso mais profundo aos bens eletrônicos e informações através de escalonamento de privilégios.

Informações sobre quaisquer vulnerabilidades de segurança exploradas com sucesso através do teste de invasão são tipicamente agregadas e apresentados aos gestores dos sistemas de TI e rede para ajudar esses profissionais a definir estratégicas e priorizar esforços de remediação dos pontos de falha relacionados.

O propósito fundamental do teste de invasão é medir a viabilidade dos sistemas ou o compromisso do usuário final e avaliar quaisquer consequências relacionadas que os incidentes podem ter sobre os recursos ou operações envolvidas.

Por que fazer um teste de invasão?

Violações de segurança e quaisquer interrupções relacionadas no desempenho dos serviços ou aplicações, podem resultar em perdas financeiras diretas, ameaçar a reputação das organizações, desgastar a relação e lealdade dos clientes, atrair imprensa negativa, e desencadear multas e penalidades significativas. Em 2016, uma pesquisa realizada pelo Instituto Ponemon apontou que o custo médio em grande empresas no Brasil para lidarem com brechas em sua segurança da informação foi de US$1,92 Milhões.

É impossível salvaguardar todas as informações, todo o tempo

Organizações têm tradicionalmente procurado evitar violações de instalação e manutenção de camadas e mecanismos de segurança defensivos, incluindo controles de acesso para usuários, criptografia, IPS, IDS e firewalls. No entanto, a adoção contínua de novas tecnologias, incluindo alguns desses sistemas de segurança e a complexidade resultante, tornam ainda mais difícil encontrar e eliminar todas as vulnerabilidades e conseguir a proteção adequada para lidar com muitos tipos de incidentes de segurança em potencial.

Novas vulnerabilidades são descobertas todos os dias, e ataques evoluem constantemente em termos de sofisticação técnica e social, bem como na sua automatização. Outra pesquisa, também realizada pelo Instituto Ponemon mostra que a maior ameaça à segurança da informação atualmente reside nas aplicações e na dificuldade de detectar suas vulnerabilidades.

O teste de invasão identifica e prioriza os riscos de segurança

O teste de invasão avalia a capacidade que uma organização tem de proteger as suas redes, aplicativos, endpoints e usuários de tentativas externas ou internas para contornar seus controles de segurança e obter acesso não autorizado ou privilegiado a bens protegidos.

O resultado do teste de invasão valida os riscos apresentados por vulnerabilidades de segurança específicas ou processos falhos, permitindo aos profissionais de gerenciamento da TI e da segurança da informação a condição de priorizar esforços de remediação.

Ao adotar a execução do teste de invasão com regularidade e abrangência, as organizações podem antecipar de maneira mais eficaz os riscos de segurança emergentes e impedir o acesso não autorizado a sistemas críticos e informações valiosas. Segundo uma pesquisa realizada pela HP sobre riscos cibernéticos, em 2015 a maior vulnerabilidade explorada em ambientes corporativos foi a mesma de 2014 (CVE-2010-2568). E essa falha já foi reportada e tem correções há mais de 5 anos!

Quais os Benefícios de Realizar um Teste de Invasão?

O teste de invasão oferece muitos benefícios, permitindo-lhe:

Gerenciar inteligentemente as vulnerabilidades

O teste de invasão fornece informações detalhadas sobre ameaças reais e exploráveis na segurança da informação. Através da realização um teste de invasão, você pode proativamente identificar quais vulnerabilidades são mais críticas, as menos relevantes e as que não passam de falsos positivos.

Isso permite que a sua organização priorize de forma mais inteligente as remediações, aplicação de patches de segurança necessários e a alocação de recursos de segurança mais eficientes de forma a garantir a sua disponibilidade quando estes forem necessários.

Evitar o custo de inatividade da TI

Recuperar-se de uma violação de segurança pode custar a uma organização milhões de dólares relacionados à TI nos esforços de remediação, programas de proteção e retenção de clientes, atividades legais, parceiros de negócios desmotivados, redução na produtividade dos funcionários e diminuição de receita.

O teste de invasão ajuda a evitar essas armadilhas financeiras, identificando de forma proativa os riscos para que seja possível mitigá-los antes de ocorrerem ataques ou violações na segurança.

Cumprir requisitos regulatórios e evitar multas

O teste de invasão ajuda as organizações a abordarem os aspectos gerais de auditoria / conformidade de regulamentações como GLBA, HIPAA e Sarbanes-Oxley; também abordam especificamente os requisitos de teste documentados na PCI-DSS.

Os relatórios detalhados que o teste de invasão gera pode ajudar as organizações a evitarem multas pelo não cumprimento desses requisitos e permitir-lhes demonstrar sua contínua diligência para avaliadores / auditores através da manutenção dos controles de segurança necessários para auditoria.

Preservar a imagem corporativa e fidelidade dos clientes

Até mesmo um único incidente que gere comprometimento de dados de clientes pode ser dispendioso em termos de impacto negativo nas vendas e degradação da imagem pública de uma organização. Com a retenção de clientes custando mais do que nunca, ninguém quer perder os seus fiéis usuários que foram angariados com trabalho duro e persistente esforço.

As violações de dados são capazes de ocasionar a debandagem de clientes antigos e ainda dificultar a obtenção de novos clientes.

O teste de invasão ajuda a evitar incidentes de dados que coloquem em jogo a reputação e a confiabilidade da organização.

Qual a periodicidade para a execução do teste de invasão?

O teste de invasão deve ser realizado em uma base regular para garantir que a gestão de TI e redes possua uma segurança mais consistente, revelando como as ameaças recém-descobertas ou vulnerabilidades emergentes podem, potencialmente, ser exploradas por atacantes. Além do agendamento regular de análises e avaliações exigidas pelos mecanismos regulatórios, o teste de invasão também deve ser executado sempre que:

  • A infraestrutura de rede muda ou novos aplicativos são adicionados;
  • Melhorias significativas ou modificações são aplicadas à infraestrutura e/ou aplicativos;
  • Novos escritórios ou filiais são estabelecidos;
  • Patches de segurança são aplicados;
  • Políticas de usuário final são modificadas.

Solicite uma Avaliação Personalizada

Entre em contato com nosso time para solicitar uma avaliação de segurança persoanlizada. Nossa equipe de pentesters está pronta para trabalhar pela segurança de sua organização.